Abrir Trajeto

MapOnMap suporta navegação de trilha e pode usar arquivos GPX.

A partir do Android 10, ficheiros como GPX devem ser abertos em duas etapas. Primeiro precisa dar à aplicação acesso à pasta onde o ficheiro do trajeto está armazenado, antes de poder selecionar o ficheiro e abri-lo. Observe que também pode haver restrições sobre quais pastas podem ser compartilhadas com a aplicação. Certifique-se de que armazenou a trajeto na pasta correta.

Primeiro você precisa dar acesso à pasta.Primeiro você precisa dar acesso à pasta.Então você pode abrir o arquivo.
Primeiro, precisa dar acesso à pasta.

Ficheiros com erros

Às vezes, os ficheiros de trajeto podem conter erros. Esses erros são exibidos numa caixa de diálogo de aviso. Mesmo que haja erros, o MapOnMap tenta sempre ler o ficheiro da melhor forma possível.


Um exemplo de uma caixa de diálogo de aviso.

Trajeto não contínuo

Os ficheiros GPX são construídos por um ou vários segmentos. Se um novo segmento não começar onde o anterior termina, pode obter um trajeto parecido com a abaixo.


Um exemplo de um ficheiro de trajeto não contínuo.

É comum com ficheiros de trajeto em que o trajeto é dividido devido a atualizações de localização do mesmo. Normalmente, é útil mostrar essas falhas de qualquer maneira e, portanto, é desenhada com uma linha fina para fazer a diferença. Esses segmentos em falta também são normalmente incluídas no comprimento do trajeto, o que é razoável se for causado por uma perda de atualização de localização. Dá um resultado de comprimento mais próximo da verdade, mesmo que a diferença seja contada como uma linha reta. Nos casos desta secção, o comprimento será contado de forma errada. Um exemplo de caso em que deve ser incluído pode ser encontrado no exemplo de gravação, Atualizações de localização com falhas.

Observe que o trajeto não é contínuo, mas que como acima pode ser facilmente corrigido. Veja mais na secção Editar Trajeto - Editar segmentos.

Usar intervalos como parte de um trajeto nem sempre é correto. Digamos que tem um ficheiro GPX, que ao invés de descrever um único trajeto do início ao fim, ele descreve uma rede de diferentes opções, como uma rede rodoviária. Então os diferentes segmentos no ficheiro não devem ser tratados como estando conectados e a distância entre eles não deve ser incluída no cálculo do comprimento. Para obter esse comportamento, precisa de fazer uma alteração nas configurações. Desmarque a caixa de seleção "Trajeto contínuo".


Um trajeto com nove segmentos. Nesse caso, não há início e fim óbvios, portanto, não há sentido em combiná-los num trajeto contínuo.

Geofence de trajeto

Com o serviço Geofence você será notificado com uma mensagem de voz se você se afastar muito da trajeto. Quando este serviço for ativado, haverá verificações em segundo plano. Se a distância for maior que o desvio permitido, você receberá uma mensagem de voz informando a distância até a trajeto.


O Geofence avisa quando você sai muito da trajeto.

Permissão de localização em segundo plano
Observe que o serviço Geofence precisa de permissão de localização em segundo plano. Isso para evitar que o android feche o serviço assim que você virar a tela para colocar o celular no bolso. O que, obviamente, contrariaria o propósito do serviço.


Explicação sobre a permissão de localização em segundo plano (inglês)

© Copyright by Mattias Nilsson. All rights reserved.